Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Negligência-OPS!!!!!!

Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Pv 18. 9)

A negligência é a “arte” de fazer as coisas mal feitas, de forma relaxada, com um espírito de preguiça. Encontramos pessoas sendo negligentes em todas as diversas áreas da sociedade humana: nos lares, nas empresas, nas igrejas, em praticamente todas as atividades. Provavelmente você conhece alguém que faz as coisas com relaxo, ou mesmo, você já agiu como um negligente. 

A sabedoria dos provérbios nos mostra que Deus vê o negligente como um desperdiçador. Aquele que desperdiça joga fora coisas preciosas, matéria prima valorosa que deveria ser usada de uma melhor forma. Desperdiça recursos materiais, tempo, energia... Deus não aprova a negligência em nenhuma das atividades que fazemos. Ele nos criou para a excelência, para o bem feito, para o correto. Deu-nos recursos para executarmos as coisas com maestria e se entristece quando os desperdiçamos. 

Paulo orienta o jovem pastor Timóteo a tomar cuidado com a negligência: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1Tm 4. 14). Timóteo, provavelmente, estava se deixando contaminar [na área espiritual, em seu ministério] pela atitude desagradável da negligência. Infelizmente, muitas pessoas são desleixadas na obra de Deus, pois a vêem como uma prioridade das menores. 

Porém, ao invés de ser negligente, Timóteo deveria se empenhar em colocar em prática outra atitude: a diligência. Ser diligente é o oposto de ser negligente. O diligente é aquele que não se abate com a preguiça, é esforçado, dedicado, e tem como meta fazer as coisas bem feitas, com capricho, com empenho. O diligente é um imitador das atitudes de Deus, pois Deus não é negligente em nenhum aspecto de Sua obra. 

A orientação de Paulo é precisa e firme: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.” (1Tm 4. 15). Não há progresso na negligência! Se Timóteo queria um ministério respeitado e frutífero, deveria se empenhar; em meio ao seu empenho Deus faria manifestar-se perante todos o seu trabalho bem feito.

Mais uma vez a sabedoria dos provérbios nos desafia a lutarmos contra a nossa natureza relaxada e sermos seres humanos melhores, que agem da forma que o nosso Criador deseja. Em todas as áreas de nossas vidas devemos buscar a diligência e abandonar a negligência! Chega de desperdiçar com o mal feito!
 
TEXTO EXTRAIDO DO SITE: http://www.esbocandoideias.com/