Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Primeiro Amor

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas,que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho,e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência ; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho,porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não,brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.Tens,porém,isto: que aborres as obras de nicolaítas,as quais eu também aborreço. Quem tem ouvidos,ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer,dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." AP 2:1-7

Com certeza todos nós já fizemos algum tipo de exame médico. O objetivo de um exame é diagnosticar se há algum problema que precisa ser tratado. Portanto, o exame médico é uma boa ilustração para entendermos como Deus nos examina e com isso nos conhece. Da mesma forma como um médico, Deus nos investiga para saber tudo o que se passa no nosso interior. O texto relata  uma igreja que foi examinada por Deus a fim de saber se havia algo a ser tratado. No início, os resultados foram bons,mas quando chegou a parte do amor,o resultado deu negativo. Por isso foi preciso remediar: voltar ao primeiro amor.

Se Deus hoje examinasse você,qual seria o resultado? Será que o diagnóstico também apontaria para voltar ao primeiro amor? Mas que amor é esse que o texto se refere?

Trata-se daquele interesse,daquela paixão que temos por Deus principalmente no início da nossa caminhada de fé. Por isso se chama primeiro amor. É quando temos vontade de falar do amor de Deus para as outras pessoas. Quando temos sede de saber mais sobre a sua palavra. É o amor que nos leva a ajudar onde for preciso dentro da obra de Deus. E é exatamente este amor que a igreja citada no texto perdeu. E sem este amor não adianta termos muito dinheiro ou conhecimento,pois estes não podem substituir a falta de amor.

Deus a cada dia nos examina e prova os nossos pensamentos,unicamente para não deixar que o nosso amor por ele esfrie. Também renova continuamente o seu amor por nós para que saibamos o quanto ele nos ama. Deus não é como um médico que espera o paciente vir para ser examinado. Ele vai ao nosso encontro,examina-nos e, antes que seja tarde,nos trata. A vontade dele é que permaneçamos neste amor,pois somente assim podemos permanecer em sua companhia ( 1 Jo 4.8)

Texto extraído do livro Pão Diário ( rtm)